Chegou a Primavera

0
CHEGOU A PRIMAVERA !!! - Ilustração de Cristina Malaquias
0
Uma das minhas facetas é ser persistente na pesca à linha. E normalmente quando faço um lançamento, apanho peixe.
Ontem, quis o Deus Acaso que desse com o blogue ANJOSIDRAGÕES, da minha amiga  Cristina Malaquias ,“Trinta e cinco anos a ilustrar muitos, muitos livrinhos para os meninos verem, gostarem...e lerem, espero. Qualquer dia conto mais, sobre mim, sobre o que faço, sobre os anjos e também sobre os dragões...” .
Da zona estremocense da Serra D’Ossa, a Cristina dedicou-nos ontem um post de natureza visual (ou não fosse ela ilustradora) intitulado “CHEGOU A PRIMAVERA !!!”. Trata-se de um post centrado no ressurgir da flora e da fauna campestre.
Sugiro que passem a acompanhar o seu blogue, bem como a admirarem as suas belíssimas ilustrações no site "A HISTÓRIA DO DIA".
Cristina Malaquias expôs em Junho-Julho de 2008, na Sala de Exposições da Associação Filatélica Alentejana, no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz. Sobre ela escrevi então, com a mesma emoção que subscrevo hoje:
0

A VISÃO MÁGICA DAS COISAS
0
Um olhar fotográfico que regista a imagem e dela a forma, a volumetria, a medida, a profundidade, a cor, a textura, o contraste, a luminosidade e o brilho.
Um olhar analítico que cruza o ar, no espaço e no tempo e que, no acto visual de dissecar as partes de cada todo, procura nelas os elos de ligação, bem como as harmonias e os ritmos que as hão de reagrupar e reunificar na reconstrução dialéctica do todo.
Um olhar privilegiado que através da miríade de redes neuronais, funciona como um pantógrafo que pictograficamente transmite à mão dextra, o impulso nervoso que não é mais que o feedback visual do raio luminoso que impressiona a sua retina e a sua alma de Poeta.
Mão que empunha um lápis de cor com a mesma determinação olímpica do ganhão que lavra a Terra-Mãe para dela extrair o seu pão de cada dia.
Mãos solidárias e cúmplices com a folha de papel que tacteiam, exploram, afagam e fecundam, ora energicamente ora duma forma mais pausada, mas sempre com a doçura própria de quem ama.
Mãos que vibram como quem dedilha com mestria uma guitarra portuguesa e arranca dela o que de mais profundo tem o sentir da Alma do Povo.
Mãos que sofrem como o olhar ou o pensamento, pois doloroso é o Acto Criador.
Este é, em traços gerais, necessariamente simplificadores e redutores, o esboço tosco do perfil biográfico da ilustradora e desenhadora Cristina Malaquias.
A Artista desculpará a ousadia com que eu, recorrendo à alquimia das palavras, transmutei as emoções que o seu trabalho e Obra, em mim despertam. Mas doutra forma não poderia ter sido.
À Artista agradeço em nome do público, o ter partilhado connosco a beleza da sua visão mágica das coisas: o esvoaçar duma borboleta, o som do restolho pisado, a intensa claridade do sul que ora se acende, ora se apaga, que esse é o ciclo da Vida.
Obrigado, Cristina!
0

0 comentários:

Enviar um comentário