Valor chumbado


Convido-o, caro leitor, a realizar um exercício comigo. Quando é que um copo de água lhe sabe melhor? Quando tem sede ou quando está saciado? E, já agora, onde é que a água tem mais valor? Onde há abundância ou onde há escassez?
Encetemos uma ligeira variante no exercício anterior. Imagine agora uma videira à qual nunca faltou água e uma outra cujas raízes tiveram que mergulhar na profundidade do subsolo para encontrar a humidade que lhe garantiu a sobrevivência. Qual destas está melhor preparada para resistir a situações de seca extrema?
Terceiro e derradeiro exercício: que coração está melhor preparado para realizar um esforço intenso? O de alguém que pratica exercício físico com regularidade ou o de uma pessoa sedentária que tudo obtém sem esforço físico?
Ora se todos estamos de acordo nas respostas que demos às perguntas anteriores, porque cargas d'água pode alguém vir dizer-nos que o fim dos chumbos nas escolas é algo desejável? Vamos imaginar uma escola que se limita a ensinar os seus alunos e que faz da avaliação um exercício meramente indicativo que não produz qualquer consequência em termos de progressão na aprendizagem. A primeira implicação deste modelo é a de que o acesso ao ensino superior teria de estar garantido para todos – o que até nem seria mau no pressuposto de que as aprendizagens continuariam a ser alcançadas pela maioria dos alunos. Mas é aí que radica o problema. A aprendizagem implica pelo menos duas coisas: (1) motivação para aprender, a qual está associada à recompensa do esforço; e (2) o próprio esforço, já que aprender não é necessariamente fácil e implica a realização de alguns sacrifícios, de algumas renúncias a situações mais prazenteiras. Serão estes dois requisitos atingíveis num cenário de ensino sem chumbos? Penso que não.
Aliás, as respostas às perguntas inocentes que formulei no início do presente artigo põem em evidência a essência daquilo a que se convencionou chamar valor, o qual está associado a dois aspectos nucleares: (1) à utilidade percepcionada dos bens que satisfazem necessidades humanas; e (2) uma vez mais ao esforço desenvolvido na sua obtenção, o que é o mesmo que dizer, ao custo associado aos bens que satisfazem tais necessidades.
Mas enfim, há pessoas que parece que ainda não entenderam isto, nomeadamente a Senhora Ministra da Educação. Fazem-me lembrar aqueles que sujeitos a trabalhos pouco apelativos e mal remunerados se queixam que antigos colegas têm "grandes vidas" porque, nas suas ópticas, trabalham menos e ganham mais. Para eles, os outros tiveram sorte e eles azar, raramente se lembrando que os sortudos se esforçaram na escola enquanto eles estavam a jogar matrecos no Ti Luís. Não reparam que só sabem fazer aquilo que muitos outros fazem tão bem ou melhor.
Ao valor chumbado respondo: ad valorem!
Notas:

  1. Publicado na edição de 4Ago2010 do jornal Brados do Alentejo;

  2. Também publicado em ad valorem;

  3. As imagens foram colhidas nos sítios para os quais apontam as respectivas hiperligações.

EDIFÍCIO DO MUSEU DA ALFAIA AGRÍCOLA DE ESTREMOZ

EDIFÍCIO DO MUSEU
DA ALFAIA AGRÍCOLA DE ESTREMOZ
Crónica de uma morte anunciada
0
O assalto perpetrado por meliantes ao Edifício do Museu da Alfaia Agrícola de Estremoz, no passado dia 13 de Julho, cerca das 3 horas 30 minutos, facilitado pelo estado de degradação do edifício, está na origem desta crónica.

Museu da Alfaia Agrícola de Estremoz (Foto recente de Jorge Pereira)

MARCOS NA HISTÓRIA DE UM EDIFÍCIO
0
O edifício que é objecto desta crónica abrange os números 87/89 da Rua dos Reguengos ou Rua Serpa Pinto e situa-se do lado esquerdo, logo à entrada, da chamada “Porta dos Reguengos”. Convém passar em revista, alguns marcos na História do edifício:
1878 - António da Cruz funda ali uma Fábrica de Moagem a Vapor.
1916 (JANEIRO) - João Francisco Carreço Simões e Máximo José Rocha, criam no local a FÁBRICA DE MOAGEM E ELECTRICIDADE, que além de ser a primeira moagem eléctrica do concelho, abastece a cidade de energia eléctrica. Nos anos 30 do século passado, a parte eléctrica da empresa é adquirida pela Sociedade Industrial do Bonfim, transitando em 1970 para a Federação dos Municípios de Évora e por fim para a EDP. A parte da moagem adquirida por um industrial de Castelo Branco transita posteriormente para a FEDERAÇÃO NACIONAL DE PRODUTORES DE TRIGO – FNPT, criada em Junho de 1933 pelo Governo de Salazar. Federação de Produtores só de nome, já que funcionava como serviço público de compra, conservação e distribuição de cereais, entre outras funções.
1953 (FEVEREIRO) - O edifício é registado em nome da FEDERAÇÃO NACIONAL DE PRODUTORES DE TRIGO – FNPT, que ali instala um seleccionador de trigo, que funcionará até ao início da década de 70.
1975 (SETEMBRO) - O edifício é registado em nome do INSTITUTO DOS CEREAIS, pois por decreto-lei de Agosto de 1972, a FNPT passou a designar-se Instituto dos Cereais, incorporando o Instituto Nacional do Pão e as Comissões Reguladoras do Comércio de Arroz, das Moagens de Ramas, e do Comércio de Cereais dos Açores.
1979 (ABRIL) - O edifício é registado em nome da EMPRESA PÚBLICA DE ABASTECIMENTO DE CEREAIS, criada por decreto-lei de Agosto de 1976, para proceder à reestruturação do Instituto dos Cereais, cuja extinção formal é decretada no último dia de 1977, com efeitos a 1 de Dezembro, data de início de funções da EPAC.
1987 (MAIO) – O edifício devoluto, é arrendado pela Câmara Municipal de Estremoz (CME) e após sofrer acções de limpeza, conservação e beneficiação, acolhe mais de 4000 peças da faina agro-pastoril, recolhidas pelo campaniço e encarregado de pessoal da CME, Crispim Vicente Serrano. Peças encontradas em lixeiras, em casões devolutos ou abandonadas ao ar livre. Peças doadas por 23 agricultores e também peças depositadas por 24 agricultores à guarda da CME. Peças recuperadas na Horta do Quiton e que estariam na génese do que se viria a chamar o “MUSEU DA ALFAIA AGRÍCOLA”, gerido a partir daí pela chamada “Comissão da Alfaia Agrícola”, liderada por Joaquim Vermelho e dependente da CME.
1990 (DÉCADA DE) – O edifício acumula as suas funções museológicas com o de pólo da EPRAL – ESCOLA PROFISSIONAL DA REGIÃO ALENTEJO, onde são leccionados cursos de Património e Museologia e de Contrução Civil, onde leccionam entre outros Joaquim Vermelho, João Paulo Ferrão, Francisco Rodrigues, Maria Luzia Margalho, João Carlos Chouriço, Vera Fonseca, Hernâni Matos e Odete Ramalho.
1996 (JANEIRO) – Graças a um protocolo com a CME, a ETMOZ – Associação Etnográfica e Cultural de Estremoz passa a gerir o Museu da Alfaia Agrícola (edifício e recheio), situação que se mantém até 2003.
2000 (JANEIRO) - O edifício é registado em nome da AMPLIMÓVEIS – COMPRA, VENDA E EXPLORAÇÃO DE IMÓVEIS.
2003 - A gestão do chamado Museu da Alfaia Agrícola (edifício e recheio) transita para a CME, passando aquela unidade museológica a constituir um pólo museológico do Museu Municipal de Estremoz.
2004 (Abril) – Após parecer dos engenheiros da CME, o Museu da Alfaia Agrícola deixa de receber visitas, por motivos de segurança.
2004 – 2006 – Realizam-se acções de inventário, preservação e conservação do acervo, por parte do Museu Municipal. De salientar que ao longo do processo de degradação, o Director do Museu e o pessoal de apoio foi incansável, tendo feito tudo o que lhes era humanamente possível para travar essa degradação.
2006 (EM DIANTE) – Impossibilidade de continuação de qualquer das actividades anteriores, face ao risco de vida a que estavam sujeitos os intervenientes.
2009 – Negociações entre a CME e a EPAC, visando o aluguer de um pavilhão junto aos silos para acolher as colecções, o qual viria a receber obras de adaptação.
2010 (14 de Julho) – O Museu da Alfaia Agrícola é assaltado de madrugada, facto que foi detectado por populares, que vigilantes travaram a continuação do saque.
2010 (15 de JULHO) - É reforçada pela CME, a segurança de portas e janelas do rés do chão do Museu da Alfaia Agrícola e começa a transferência do seu recheio para o novo local.
0
UM MONUMENTO DE MEMÓRIAS
0
Em primeiro lugar, memórias externas:
- Memórias de quase um século de acarretos em carros de bois, de muares e tractores, para alimentar a voracidade insaciável da moagem ou do separador de trigos;
- Memórias dos camponeses que nos seus trajes garridos e churriões vistosos franqueavam as Portas dos Reguengos para tratar de assuntos na cidade;
- Memórias dos ranchos de crianças que por ali transitavam nas suas idas e vindas às escolas do Caldeiro;
- Memórias dos fluxos humanos que sempre ali animaram a vida social e comercial da zona;
Em segundo lugar, memórias internas:
- Memórias de quase um século de moagem em laboração;
- Memórias dos ciclos de produção da faina agro-pastoril (pastorícia, trigo, azeitona, cortiça, vinha, etc.), através dos utensílios utilizados pelo Homem e dos aprestos usados pelos animais.
0
A AGONIA DUM MORIBUNDO
0
No edifício de 3 pisos, o abatimento do telhado em telha-vã, ocorrido há muito, esteve na origem do abatimento dos pisos em madeira, o que foi facilitado pela danificação das grandes janelas superiores. No edifício, transformado em amplo pombal e sujeito ao rigor do tempo, verificou-se como não podia deixar de acontecer, a degradação do seu valioso recheio museológico.
O edifício, propriedade de uma imobiliária, ainda que ferido de morte, teima em manter-se de pé, como quem espera desesperadamente por auxílio. Até quando poderá aguentar essa luta titânica contra a morte? É imprevisível. O que é certo é que há de chegar o momento, não sabemos se de dia, se de noite, em que o moribundo soltará o seu último suspiro, acompanhado da derrocada das suas paredes, que transformarão a Rua dos Reguengos, num segundo Largo do Espírito Santo, afastando dali a circulação automóvel, com naturais reflexos negativos para os moradores e para a vida comercial da zona. Então todos nós choraremos. Alguns, lágrimas de crocodilo. Porém ninguém assumirá a culpa. Lá diz o rifão: “A CULPA MORRE SOLTEIRA!”.

Publicado também no nº 90 (23-7-2010) do Jornal ECOS
Publicado originalmente no blogue  DO TEMPO DA OUTRA SENHORA
0
0
MUSEU DA ALFAIA AGRÍCOLA EM 1987
(Revisitação para memória futura)
0
RÉS DO CHÃO - Enfardadeira mecânica (Foto Correia)

RÉS DO CHÃO - Charribam (Foto Correia)

RÉS DO CHÃO - Máquina debulhadora (Foto Correia)

RÉS DO CHÃO - Seleccionadores de sementes e forquilhas em madeira. (Foto Correia)

1º ANDAR  - Charruas em madeira. (Foto ETMOZ)
1º ANDAR - Grade de estrelas, zorra, selins e cangas para mulas. (Foto Correia)
1º ANDAR - Arreios, estribos, cangalhos, albardas, selas, cilhas. (Foto Projecto das Escolas Rurais - Estremoz)
2º ANDAR - Utensílios e objectos da cozinha tradicional alentejana. (Foto Projecto das Escolas Rurais - Estremoz)
2º ANDAR - Peças de vestuário e objectos de uso caseiro. (Foto Correia)

2º ANDAR - Instrumentos de corte utilizados em diversos trabalhos agrícolas. (Foto Correia)

MARGARIDA ROSA LOPES - Uma Poetisa Popular de 94 anos

MARGARIDA ROSA LOPES
Um exemplo de vida e de cidadania,
encerrada numa alma de poeta e de artista.
0
Hernâni Matos fazendo a apresentação do livro de Margarida Rosa Lopes, sentada à sua direita (Foto de Jorge Mourinha).
0
Margarida Rosa Lopes, uma anciã de 97 anos, acolhida no Centro Social e Paroquial de São Bento do Cortiço, foi ali homenageada no passado dia 30 de Junho, ao fim da tarde. Tratou-se duma cerimónia simples, mas repleta de afectividade que contou com a presença de residentes do lar e de muitos familiares.
Na ocasião foi ainda lançado o seu livro de poesia “Recordar é Viver”, editado pela Câmara Municipal de Estremoz.
A cerimónia foi iniciada por intervenções sucessivas de Mariano Lopes Dias e de António José Sardinha Lopes (sobrinhos), Hernâni Matos (que esmiuçou o livro e biografou a autora), José Augusto Trindade (Vereador do Pelouro da Cultura), Francisco João Ameixa Ramos (Vice-Presidente da Câmara) e António José Nabais (Presidente do Centro).
0
A VIDA DE MARGARIDA
0
Margarida Rosa Lopes nasceu no Monte Novo dos Cardeais, em S. Estêvão, a 2 de Janeiro de 1913, filha de médios agricultores. Foi a penúltima de dez filhos que seus pais deram ao mundo e que como ela própria nos diz no seu livro, “oito nos criámos e vivemos felizes trabalhando e folgando na graça de Deus.“
Margarida cresceu no seio da família, conhecendo bem a vida rural da região. Tendo alguns problemas de saúde, nunca trabalhou no campo. Em contrapartida, aprendeu a fazer todos os trabalhos domésticos indispensáveis ao desempenho da função de boa dona de casa.
Quando tinha 18 anos e já com 5 irmãos casados, perdeu o pai, tinha a mãe 60 anos. A vida tornou-se então mais dura para aquela casa, onde além dela, vivia a mãe e dois irmãos solteiros. A mãe continuou com a lavoura em conjunto com os três filhos mais novos e solteiros, dois deles menores e o mais velho, João, fazendo de chefe de família.
Margarida, dedicou-se então ainda com mais força às tarefas do lar e à família, mantendo uma relação excelente com todos os irmãos, de quem teve inúmeros sobrinhos dos quais se considerou sempre como irmã mais velha. Com eles se divertiu e com eles partilhou algum conforto nas horas amargas.
A vida muitas vezes é madrasta, os anos foram passando, a mãe perdeu um filho casado e pai de oito filhos e viu duas filhas enviuvar, o que a fez decair bastante, sendo então amparada pelas netas, duma extensa prole de 21 netos, alguns deles órfãos e de tenra idade.
No Monte Novo dos Cardeais todos se criaram, pois ali trabalhavam uns para os outros. Por isso, o reconhecimento dos sobrinhos por Margarida não conhece limites, uma vez que esta sempre os ajudou em tudo o que podia.
Em 1960, morre de velhice a mãe de Margarida, já então bisavó. Dos oito irmãos, restam então três e nesse mesmo ano vem a falecer outro irmão.
Apesar de tudo, Margarida nunca se sentiu infeliz no seu estado de solteira, sempre sentiu o amparo dos irmãos e a estima dos restantes familiares, com especial destaque para os sobrinhos.
È de salientar que Margarida nunca foi à Escola. Quem lhe ensinou a juntar as primeiras letras foi um sapateiro remendão que ia ao Monte Novo dos Cardeais, onde ficava para consertar o calçado de toda a família, como fazia nos montes doutros agricultores. E Margarida tinha grande ânsia de aprender e aprendeu por ela própria, fazendo cópias e lendo, lendo muito.
0
COMO NASCEU A POESIA
0
O pai de Margarida gostava de décimas. Com ele, com os irmãos, com outras pessoas e por folhetos e livros, aprendeu algumas, mas nunca lhe passou pela cabeça vir a fazê-las.
Acontece que Mestre Talhinhas, camponês dotado de grande poder de improvisação e contador, proprietário dos “Bonecos de Santo Aleixo”, andava por aí com os seus títeres tradicionais, que comprara a Ti Manel Jaleca. Andava por montes e herdades a dar espectáculos para os camponeses e suas famílias. Foi assim que veio também a actuar num casão do Monte Novo dos Cardeais. E foi Mestre Talhinhas que incentivou e estimulou Margarida a fazer décimas. Margarida aceitou o desafio e compôs décimas onde fala da sua própria família e que Mestre Talhinhas cantou a acompanhar as actuações dos seus bonecos.
A partir daí, ou seja desde 1960 para cá, nunca mais parou, umas vezes por iniciativa sua, outras vezes a pedido de pessoas amigas ou de sobrinhos.
0
E NASCEU O LIVRO
0
A apetência pela sua obra poética é considerável, pelo que é natural que alguém tenha apostado na publicação da mesma.
O livro “RECORDAR É VIVER”, em boa hora foi editado pela Câmara Municipal de Estremoz, iniciativa a que não será estranha, a influência do seu sobrinho Mariano Lopes Dias e a iniciativa doutro sobrinho, António José Sardinha Lopes.
A poesia de Margarida tem rima e nela é rica e tem métrica. As estrofes têm ritmo e são diversificadas, pois em termos de agrupamento de versos surgem dísticos, tercetos, quadras, quintilhas, sextilhas, septilhas, oitavas, nonas, décimas (por vezes silvadas) e duodécimas, onde Margarida mostra a ampla gama de predicados de que dispõe para ornar o seu edifício poético.
Também a temática da poesia de Margarida é diversificada, tendo sido possível agrupá-la por temas: intimidade, guerra colonial, religião, terceira idade, Estremoz e o seu termo regional, História de Portugal, actualidade e despiques.
Como traços do carácter de Margarida, há a realçar a afabilidade e o fino trato, aliados a uma ânsia de saber, o amor à família, a Santo Estêvão, a Estremoz, ao Alentejo, aos valores pátrios, aos heróis e santos nacionais, tudo alicerçado num profundo fervor religioso e acompanhado pelo culto da amizade desinteressada.
0
MARGARIDA EM SI
0
A sensibilidade de Margarida não se limitava à poesia, pois gostava muito de pintar e os seus trabalhos eram muito apreciados. Foi ela que pintou o altar da Capela de Santo Estêvão, assim como pintou quadros com belas paisagens, almofadas e fitas para estudantes finalistas.
Margarida nunca casou, mas além de irmã dos seus irmãos, ela foi também uma mãe para eles e uma irmã mais velha para os sobrinhos, que muito lhe devem e a amam.
Não só para eles, como para a Comunidade onde sempre se inseriu (S. Estêvão), para a Comunidade que a acolheu (S. Bento do Cortiço), como para o Concelho que a viu nascer há 97 anos (Estremoz), Margarida Rosa Lopes, pela sua entrega desinteressada aos outros é um exemplo de vida e de cidadania encerrada numa alma de poeta e de artista que importa exaltar e apontar como exemplo às gerações mais novas.
0
Hernâni Matos
Publicado originalmente
no blogue DO TEMPO DA OUTRA SENHORA
0
Um aspecto da assistência (Fotografia de Jorge Mourinha).

Margarida (ao centro) com um grupo de familiares (Fotografia de Jorge Mourinha).


O  livro de Margarida, que está à venda na Biblioteca Municipal de Estremoz.

Com um PECzinho à espera da tempestade


Para evitar sofrer o mesmo destino da Grécia, Portugal, cuja situação não é assim tão diferente, aprovou um plano de austeridade com o fim de relançar a economia. E os portugueses parecem resignados a um período de vacas magras. Perante o ataque dos mercados, o Governo socialista de José Sócrates apresentou em Bruxelas um Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC), cujo objectivo é reduzir o défice público.
Assim a partir de dia 01 de Julho, o IVA subiu um ponto percentual em todos os escalões que passam a ser de 6%, 13% e 21%.O IRS já tinha subido. Também o IRC das empresas com lucro tributável superior a dois milhões de euros aumenta 2,5 pontos percentuais. As autarquias também vêm reduzidas as suas transferências do Orçamento de Estado (No caso de Estremoz, o Município vê reduzida a sua transferência em cerca de 300.000€, até ao final deste ano).
Com estes agravamentos começa um novo ciclo de aperto do cinto que ameaça ser longo, vários especialistas apontam para toda esta década, que agora se iniciou, e que, até se irá agravar, quanto mais não seja por via das subidas das taxas de juro e do preço dos combustíveis. Em tempo de crise a necessidade de sacrifícios é uma forma de nos acordar a todos para a dura realidade de um País e de moralizar uma situação em que todos, Estado, autarquias, empresas e cidadãos, têm vivido muito, acima das suas possibilidades.
Por isso apelido este Plano de Estabilidade e Crescimento de "PECzinho", pois tenho como certo que outros de maior dimensão estão para vir.
Mas, qual é o problema de Portugal? "A reduzida produtividade, que se traduz num crescimento muito baixo", respondem analistas e empresários. De facto, o crescimento da economia portuguesa tem sido praticamente nulo nos últimos anos e qualificou-se como o mais baixo da zona, desde que aderiu ao euro.
No mercado interno, a presença de uma pesada burocracia, que em grande parte marca o ritmo do país, travou os impulsos inovadores, apesar de o país contar com uma forte indústria de energias renováveis. Além disso, Portugal foi bastante prejudicado com o alargamento da União Europeia a Leste e com a entrada em cena de países como a China, porque os salários baixos destes novos intervenientes afectaram as nossas exportações.
Os fundos estruturais disponibilizados pela União Europeia foram utilizados para melhorar as infra-estruturas e não para reforçar a indústria. A soma destes factores teve consequências negativas. Ao fim de muitos anos de uma economia assente nos baixos custos da mão-de-obra, o aumento dos salários acima da produtividade levou a que os custos laborais unitários portugueses fossem superiores aos alemães. Foi sobre esse universo estático que se abateu o tsunami da elevada liquidez na zona euro, resultante dos juros baixos oferecidos pelo Banco Central Europeu (BCE).
Resultado? Um país com trabalhadores que estavam a perder competitividade, protegidos por normas laborais muito rígidas, decidiu endividar-se até às orelhas, devido às facilidades de crédito. Assim, a dívida das famílias atingiu os 100% do PIB e a das empresas os 140%. Somando-as ao endividamento público, a dívida portuguesa ultrapassa os 300% do PIB. Com uma agravante: uma vez que esse endividamento não se baseava no crescimento interno, o endividamento verificou-se fundamentalmente perante o exterior.
E assim, imperceptivelmente, Portugal aumentou a sua vulnerabilidade face aos mercados financeiros internacionais. Estes interrogam-se sobre como pode um país com baixo crescimento e pouca competitividade dever tanto dinheiro.
Curiosamente, em Portugal, este tipo de questões e de propostas não provoca grandes traumas, depois de uma década de crescimento quase nulo e de vivermos eternamente em crise. Na terra do fado, há reservas infinitas de paciência!

Lugar Fantástico

Em Estremoz, ao contrário do que parece, a Mata não é uma escola, ainda que haja escolas da Mata, assim chamadas por causa da Mata que, no entanto, já existia para lhes dar o nome. É caso para dizer que o grande contributo que retiramos da Mata Municipal de Estremoz é mesmo o nome da escola e do bairro. Era bom que não fosse assim.
Desprezada por sucessivos executivos, a Mata é agora um lugar descuidado e desolador que, conservando a beleza resistente das árvores, a memória de alguns recantos, os caminhos, não vai resistindo ao abandono. É verdade que já não cultivamos em Estremoz aquele prazer de embelezar a cidade que caracteriza outras e que, se existiu entre nós, já não o vamos lembrando. Mostra-o a displicência com que se ignoram as chamadas de atenção para o estado lamentável de desleixo das nossas ruas e praças, selvagens relvados, num triste divórcio entre a vontade dos que têm a competência e o dever de conter esse desalinho e a vontade e direito dos estremocenses de viverem na sua cidade limpa e cuidada e de a mostrarem assim a quem os visita (mas isso, que importa?).
Porque abandonada por quem a devia cuidar, a Mata passou a ser tida por muitos como um lugar perigoso e refúgio para a prática de actividades ilícitas e outras que também se não querem públicas. Os estremocenses não frequentam a Mata Municipal e não usufruem daquele espaço. A Mata é praticamente deserta de pessoas e os circuitos de manutenção e parque infantil que ali foram sendo instalados nunca tiveram por parte da população uma utilização efectiva, o que só se compreende porque essas tentativas de dotar a Mata de alguns equipamentos que, de facto, seriam interessantes para um lugar com aquelas características, apareceram como medidas avulsas, quando seria adequado um conjunto integrado de medidas que levassem as pessoas até esses equipamentos e à Mata.
É precisa vigilância na Mata. É precisa iluminação. É preciso dinamizar de forma sistemática um conjunto de actividades para aquele lugar, sejam elas desportivas, culturais ou de mero convívio. É preciso cuidar das árvores e das plantas. É preciso florir a Mata, alindar os recantos existentes (lugares esplêndidos para uma serena leitura), recuperar o lago. É preciso arranjar os caminhos e pô-los à disposição dos muitos estremocenses que aderiram à saudável moda das caminhadas. Eu diria até que era fantástico poder ter na Mata um quiosque com uma esplanada onde nos pudéssemos sentar a ler um livro ou o jornal, a conversar ou pura e simplesmente a vigiar as crianças nas suas brincadeiras, enquanto se toma um café ou uma água, enquanto se faz um lanche. Mas isso, talvez seja pedir demais.
A Mata ali está, à espera que a devolvam aos estremocences, lugar fantasma à espera que o façam lugar fantástico.

Ivone Carapeto
Foi publicado no Jornal E, nº7, de 29/07/2010