CONFERÊNCIA E EXPOSIÇÃO DE GENERAL FRANCO CHARAIS NO CENTRO CULTURAL DR MARQUES CRESPO, ESTREMOZ



Vai estar patente de 25 de Abril a 30 de Julho, na Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz, a mostra de pintura “História Viva”, pintura de Franco Charais. O tema inspirador é a preparação, realização e o pós Revolução de 25 de Abril de 1974.
No dia da inauguração, pelas 15h, o mesmo autor vai dar uma conferência sob o título – “25 de Abril de 1974: Golpe de Estado ou Revolução?”.
Franco Charais nasceu na cidade do Porto, em 1931, é general reformado do Exército Português.
Tendo colaborado na redacção do Programa do Movimento das Forças Armadas desempenhou, entre 25 de Abril de 1974 e 1982, funções na Comissão Coordenadora do Programa, Conselho de Estado, Conselho da Revolução e Comando da Região Militar do Centro e, após catorze anos à frente de um projecto de cooperação técnica com Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, do qual foi fundador, decidiu dedicar-se a tempo inteiro à pintura, actividade em que, desde jovem, era autodidacta.
Desde 1995, em exposições individuais, vem mostrando os seus trabalhos nas galerias municipais de Albufeira, Aveiro, Beja, Carvoeiro, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa (Padrão dos Descobrimentos, Cervejaria da Trindade, Museu Militar, Associação 25 Abril, Galeria Cchiado d´Arte ), Lagos, Loulé, Parede, Portalegre, Portimão, Porto, Guimarães, Setúbal, Santo Tirso, Sesimbra, Sintra, Silves, Vila Real, Vilamoura, Viena (Áustria), Boston (USA), Bona (Alemanha) e colectivas na Sociedade Nacional das Belas Artes, na ANAP, em Palos de La Fronteira, em Valência ( Espanha ), em Lourdes e Angoulême (França), no Japão (Okinawa) e Barcelona ( V Salão Internacional de Artistas Contemporâneos Independentes ).
Está representado em colecções particulares portuguesas e estrangeiras e nas colecções dos municípios portugueses atrás referidos. Pintor convidado de honra no 1º Salão de Artes Plásticas de Angoulême em França ( 2001).
É membro da Sociedade Nacional das Belas Artes.
Juntamente com Stela Barreto tem atelier aberto com o nome “MONTRA D´ARTE” , em Portimão.

FIAPE - 25 ANOS A PROMOVER ESTREMOZ


Todos reconhecemos a importância da FIAPE no desenvolvimento social e económico da nossa região. Esta feira é, com efeito, o principal momento do ciclo de vida anual do nosso Concelho, sendo também aguardada por muitos milhares de pessoas que, no final de Abril, nos dão a honra da sua... visita à cidade de Estremoz.
A FIAPE é ponto de encontro e de convívio das gentes do nosso Concelho e de pessoas dos mais variados pontos do Alentejo, de Portugal e, até mesmo, da vizinha Espanha. É local de importantes transacções económicas, de partilha de experiências e de saberes, de troca de contactos para compras e vendas futuras. É espaço anual de experimentação dos sabores que, desde sempre, distinguiram a nossa gastronomia, acompanhada pela qualidade dos nossos vinhos, uma tradição ancestral com importância crescente na economia local.
A nossa FIAPE tem vindo a conquistar o seu espaço no calendário anual das feiras económicas e, este ano, completa um quarto de século. Comemoramos os 25 anos da nossa feira com um programa que certamente irá ficar registado como uma das melhores feiras de sempre.
A exposição pecuária, organizada pela ACORE, será uma das mais concorridas dos últimos anos e apresenta novidades. Destaque para os diversos concursos pecuários e para a realização de colóquios com temas de interesse para a actividade diária dos agricultores.
A Feira de Artesanato vai na sua 29.ª edição e apresenta, para além dos excelentes trabalhos dos artesãos do nosso Concelho, uma interessante diversidade de peças de artesanato produzidas de Norte a Sul do País, com a particularidade dos artesãos efectuarem trabalho ao vivo. Também a Feira de Artes Decorativas continua a crescer e a ganhar o seu espaço próprio.
A maquinaria agrícola, o ramo automóvel e os sectores comercial, industrial e institucional têm um peso importante no número de expositores presentes. Os nossos produtos regionais (enchidos, vinhos, doçaria, queijos, azeites e licores) e a gastronomia serão um convite a voltar mais vezes: este ano e nos próximos…
A diversão e o convívio estão assegurados, quer pela qualidade dos espectáculos diurnos e nocturnos, quer pelo contagiante espaço jovem que animará a feira pela noite dentro. De destacar ainda a realização de um Festival Taurino e de garraiadas numa praça instalada junto ao recinto da feira, que farão as delícias dos aficionados.
Se ainda tiver dúvidas, deixo-lhe um último convite. Venha conhecer o novo bolo “RAINHA SANTA” e a nova peça da barrística de Estremoz, a “RAINHA SANTA ISABEL”. De certeza que vai querer provar o primeiro e levar para casa a segunda.
Por todas estas razões, não deixe de visitar a FIAPE 2011 e aproveite para descobrir porque razão afirmamos que ESTREMOZ TEM MAIS ENCANTO…

Luís Filipe Pereira Mourinha
Presidente da Câmara


Postado por

MUDAR MENTALIDADES



Surpreendeu-me, pela positiva, um artigo publicado no jornal Diário do Sul sobre cursos ministrados pela Câmara do Alvito sobre empreendedorismo, porque é um caso raríssimo de preocupação sobre a mudança de mentalidades.
Ao contrário do que costuma ser a postura das Câmaras Municipais e do Governo Central, que gostam de criar dependências da sociedade civil sobre si, para que possam garantir o seu poder, a Câmara do Alvito dispôs-se a fazer exactamente o contrário.
Percebeu a Câmara do Alvito que há que mudar, de uma vez por todas, a mentalidade das pessoas de que o Estado é o pai de todos nós e que, por isso, tem a obrigação de tudo resolver e solucionar, garantindo-nos a nossa existência.
Com estes cursos, intitulados “Aprender a Empreender”, para os alunos do ensino básico, com programas adaptados às várias idades, pretende a referida autarquia mudar as mentalidades dos jovens, para que tomem conhecimento de todo um mundo que lhes poderá dar outra perspectiva de futuro.
Esta é uma lição vinda de uma região do interior do país que se debate com graves problemas de desertificação e que não tem problemas em mudar a mentalidade da sociedade civil, para que os jovens de hoje não sejam os adultos do amanhã dependentes do poder público.
A aceitação destes cursos pelos alunos provam que há uma necessidade imperiosa de mudança de mentalidades e as suas respostas são a prova visível do que já podia e devia ter sido feito, para que o Portugal de hoje tivesse outra capacidade de criação de riqueza e tivéssemos tido outro crescimento económico.
Este é um bom exemplo que deverá ser seguido por todas as Câmaras e pelo Ministério da Educação, porque esta é a verdadeira formação para a criação de capacidade de criar riqueza e promover o crescimento de Portugal.
É esta mudança de mentalidade que tem que ser feita na geração mais jovem para que ela seja capaz de perspectivar o seu futuro sem que seja dependente do poder público, criando uma sociedade civil forte e empreendedora, capaz de criar riqueza e gerar desenvolvimento económico.
Mas este tipo de cursos deve ser alargado a todos os restantes ciclos de ensino, bem como a todos os desempregados, para que desde já se inicie, uma mudança de mentalidades e toda uma nova percepção de todo um mundo diferente que lhes poderá proporcionar um futuro melhor.
É educando para o empreendedorismo que poderemos começar a perspectivar um futuro diferente, para melhor, assente na criação de riqueza, que seja o motor do desenvolvimento económico de Portugal, capaz de alterar e inverter a desertificação do país.
Esta tem que ser a primeira e fundamental reforma do sistema educativo, porque é com esta forma diferente de ver e olhar a vida que os cursos superiores ou técnicos se tornarão no instrumento ou ferramenta criadora de riqueza e serão o motor do crescimento económico.
Esta perspectiva empreendedora tem que ser dada aos nossos jovens para que despertem para uma realidade que lhes pode dar uma perspectiva de futuro independente.
É urgente mudar mentalidades!