FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA NO MUSEU DE ESTREMOZ







De 15 de Maio a 10 de Julho, vai estar patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho, a exposição “30 anos de Fotografia” colecção de Rosely Nakagawa. Esta mostra é acompanhada por uma conferência no dia da inauguração, 15 de Maio, pelas 16h, com o título “Fotografia Brasileira Contemporânea:1970 a 2000”, a proferir pela coleccionadora no referido Museu.

Segundo Rosely Nakagawa, a exposição que apresenta no Museu de Estremoz, reflecte o seu percurso profissional, pois cada imagem da colecção tem um pouco da sua história, que marca o início de uma relação profissional, com o acompanhamento da trajectória dos fotógrafos, que se confunde com a sua formação. Esta colecção é, na realidade, o seu portfólio pessoal.

A presente mostra já circulou pelo Brasil e esteve patente nos EUA e Japão, vindo pela primeira vez para a Europa através do Museu de Estremoz.

O evento está integrado no programa cultural do VirVer Museus 2011.

A entrada é gratuita, estando patente de Terça a Domingo, no horário regular do Museu.

Rosely Nakagawa, em 1973 ingressa na Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da USP. No ano seguinte, ganha uma bolsa de estudos na Enfoco.

Tornou-se assistente de Cristiano Mascaro, organizando mostras de alunos no laboratório fotográfico da FAUUSP com João Luiz Musa.

Montou a revista “Poetação” com a Miriam Korolkovas, a Tania Parma e o Milton Hatoum, a Editora João Pereira (homenageando o gráfico da FAU), com Rubens Matuck, a Luise Weiss e Feres Khoury, com a colaboração da Renina Katz. Criou com Thomaz Farkas a “Galeria Fotoptica”, onde organizou mostras até 1986. Depois deste período, começou a trabalhar de forma independente como coordenadora de mostras em museus e outras galerias. Até então, desenvolvia a sua actividade como editora de imagem e coordenadora de mostras.

Participou do “Fotofest” em Houston, Texas, e fez a mostra sobre futebol “Conduit de Balle”, no Centre Regional de la Photographie, em Nord-Pas-de-Calais, em França. Fez para Solange Farkas a curadoria do seu projecto no Museu Guggenheim do Soho, em Nova Iorque.

Em 1994 foi convidada para substituir a Stefania Brill na “Casa da Fotografia”, criada por ela na Fuji.

Desde que 2004 coordena as mostras das galerias Fnac Brasil, a convite da Martine Birnbaum e da Soraya Lucato, com a proposta de mostrar a produção brasileira na sua diversidade e complexidade, nas oito galerias no Brasil e no “Reencontres de Arles” 2007, em França.

Homenagem a António Telmo

 A Mesa de honra da Homenagem (Fotografia de Maria Miguéns) 
Um aspecto da assistência  (Fotografia de Maria Miguéns)
A Câmara Municipal de Estremoz homenageou no passado sábado, dia 7 de Maio, o Filósofo, Escritor e Professor António Telmo, falecido em Agosto passado, conforme noticiámos oportunamente. A Homenagem teve lugar na Biblioteca Municipal, estando presentes na Mesa de Honra, o Presidente da Câmara Municipal, Luis Mourinha, o Presidente da Assembleia Municipal, Martinho Torrinha, o Vereador do Pelouro da Cultura, José Trindade, a Professora Maria Antónia, viúva do homenageado e os amigos Professores João Fortio e António Simões, bem como o Dr. Pedro Sinde. Estes relembraram através das suas intervenções, o Homem e o Amigo que conheceram e do qual guardam muitas e boas recordações.

Hoje, "Voltas do Rossio" com o lider parlamentar do BE José Manuel Pureza


Hoje, dia 9 de Maio, das 15 às 17h, começam as "Voltas do Rossio", especial legislativas 2011, na Rádio Despertar - Voz de Estremoz (94.5Fm, ou online em http://www.radiodespertar.net). O convidado de José Gonçalez é o lider parlamentar do BE José Manuel Pureza.
A entrevista é repetida hoje das 22 às 24 horas e amanhã, dia 10 de Maio, das 7 às 9 horas.

Postado por Hernâni Matos
Informação recolhida na página do Facebook de José Gonzalez