E…o PDM?

A Câmara Municipal de Estremoz deliberou em 10 de Maio de 2006 dar início à revisão do Plano Director Municipal de Estremoz (PDM) e depois de todo o processo concursal para escolha da equipa que procederia à sua revisão, foi feita uma sessão de reflexão, em Junho de 2007, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde foram apresentados os primeiros trabalhos e foi efectuada também a recolha de contributos.
Em Maio de 2008 a equipa responsável entregou na Câmara Municipal os Relatórios da Fase I - “ Estudo Prévio do Plano /Análise e Diagnóstico”, que foram presentes a reunião de câmara e de Assembleia Municipal, e que permitiu que em 06-10-2008 a equipa voltasse a apresentar em reunião de câmara novamente o documento com as correcções/sugestões introduzidas decorrentes de várias reuniões realizadas.
Embora por esta altura os documentos fossem ainda de análise/diagnóstico, já continham estratégias e premissas de trabalho para a próxima fase, tendo nesta data a câmara deliberado enviar o documento para a Comissão de Acompanhamento.
Em Julho de 2009 aquela equipa voltou a reunir-se com os eleitos e alguns técnicos onde foram discutidas, sobre o documento que introduzia já a proposta de plano, as acções e estratégias que este enformava.
Se em tempo d e campanha eleitoral todos prometeram e comprometeram “Concretizar a revisão do Plano Director Municipal”, daí para cá, passados mais de 2 anos sobre a tomada de posse do actual executivo, a prática tem sido outra e parece que o PDM, salvo raríssimas referência em reuniões de câmara, desapareceu do léxico político local.