Muerte y resurrección de Keynes

Caros amigos


Muita atenção à explicação/lição do Prof. Pavón.

Para compreendermos melhor a situação em que nos encontramos e as razões da falta de respostas para os problemas económicos que nos são colocados, como o desemprego e outros.

Situações novas para as quais a ciência económica ainda não encontrou respostas contundentes.

VOLTAR A SANTIAGO

Fotografia de José Cartaxo

Foi com satisfação que tomei conhecimento que o programa Agenda 21 se propõe realizar uma das propostas que apresentei para o Bairro de Santiago, a de remodelação dos quartéis em ateliers para diversas actividades.
Mas este projecto terá que ser enquadrado e articulado com o conjunto dos problemas de Santiago e, desde logo, com o problema da criminalidade, sendo que parte dela está associada ao consumo e trafego de droga.
Tal como propus, deve ser instalado um sistema de videovigilância em todo o Bairro de Santiago, através da celebração de contratos de segurança local, por tal sistema ter a virtualidade de dissuadir e prevenir a criminalidade, tal como aconteceu noutras zonas do país em igual ou pior situação, sendo uma ajuda fundamental às forças policiais de Estremoz.
A videovigilância é fundamental para que os residentes em Santiago sintam segurança e para que os potenciais residentes sejam cativados para investirem no Bairro.
Ao mesmo tempo terá que ser equacionada a questão da prevenção da toxicodependência naquela zona, devendo, para tal, ser programado com as forças policiais um programa de acção nesse sentido.
A par dos benefícios fiscais já existentes, como a devolução do IMT em casas remodeladas e recuperadas que invertam o despovoamento, deve a Câmara conceder benefícios fiscais, tais como a isenção de IMI e de taxas nas obras de recuperação e reabilitação, bem como na de instalação de estabelecimentos comerciais, tendo como contrapartida a permanência das pessoas no Bairro por 5 a 10 anos.
Simultaneamente com estas medidas, terá a Câmara que proceder à instalação de redes de água e saneamento básico, onde eles não existem, bem como proceder à reabilitação do património camarário para o destinar ao arrendamento social.
Deverá ser realizado todo um programa cultural relativo ao Bairro de Santiago, a começar pela reintrodução da feira de Santiago no calendário das feiras do concelho, de entre outros eventos relacionados com a vivência histórica do Bairro e do castelo.
Não nos podemos esquecer que o Bairro de Santiago foi o primeiro Bairro de Estremoz fora de portas, para além do que é o caminho obrigatório para qualquer turista que se desloque ao castelo, pelo que, tem todas as condições para se transformar num Bairro com uma clara apetência turística e comercial.
Por último, mas não menos importante, é toda a intervenção social que tem vindo a ser feita e que é uma importante e fundamental obra para Santiago, que deverá ter o apoio Camarário para que possa chegar a cada vez mais pessoas, sem desvirtuar o programa já estabelecido.
Só com a integração destas quatro vertentes, segurança, benefícios fiscais à recuperação urbanística, programação cultural e apoio social, é que teremos uma verdadeira alteração qualitativa no Bairro de Santiago.
Toda e qualquer intervenção que se faça, desacompanhada das restantes corre o sério risco de, a breve prazo, ter um resultado negativo, porque a solução para Santiago terá que ser integrada e interligada nestas várias vertentes.
É, por isso, positivo o programa agora anunciado, pelo que espero que seja um incentivo para que a Câmara lance mãos à obra na parte que lhe pertence.
Por Santiago!