QUEIXAM-SE DE QUÊ?

Imagem obtida de http://setubalcity.olx.pt

O recente aumento da electricidade gerou uma onda de protestos nas autarquias, o que é demonstrativo de quem não sabe perspectivar o futuro, nem projectar a médio longo prazo a gestão que lhe compete.
Ávidos como estão dos seus projectos para mostrar obra feita e que na maioria não servem para nada, a não ser para sorver dinheiros públicos, na vã glória de se eternizarem para a posteridade e mostrar a sua suposta grandeza, esqueceram-se do essencial.
O essencial é saber prever a médio longo prazo os problemas e lançar os projectos para a sua resolução, para que haja uma gestão ponderada e com bom senso, em prol da sociedade civil e não em prol do próprio poder público.
O aumento da electricidade era mais do que previsível há do que dois anos atrás, mas nada fizeram para prevenir o aumento da despesa com o seu pagamento, quando o deveriam ter feito e lhes era exigido que o fizessem.
Não foi por mero acaso que no programa eleitoral da minha candidatura à dois anos atrás, à Câmara de Estremoz, dediquei toda uma área ao ambiente e às energias renováveis, pois as condições de que Portugal dispõe são óptimas, comparadas com outros países, como os do norte da europa.
Os projectos de implantação de infraestruturas que apresentei permitiriam ganhos em termos de diminuição da despesa pública da ordem dos 40% a 70% na factura da electricidade, com óbvias vantagens ao nível da poluição e do surgimento de novas áreas de emprego.
A instalação de sistemas de climatização, de arrefecimento e aquecimento, dos edifícios públicos por bombas de calor, iria aproveitar as diferenças de temperatura existentes entre o subsolo e a superfície, sem gastos de energia elétrica, permitindo uma diminuição acentuada da despesa.
A instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios públicos para produção de energia eléctrica permitira a sua utilização pelo município ou a sua venda à rede elétrica, o que permitira que não se andasse agora a desligar candeeiros da via pública para poupar dinheiro.
O mesmo se diga das centrais de biomassa para produção de electricidade, com a vantagem de aproveitar todos os desperdícios florestais e agrícolas, resolvendo, simultaneamente, o problema das limpezas e desmatação das florestas, com óbvios ganhos na prevenção do combate aos incêndios, para além dos postos de trabalho que criaria com esta actividade.
São investimentos ambientais que ajudam na diminuição da produção de CO2 e na sustentabilidade ambiental das cidades, bem como na diminuição acentuada da despesa pública, que poderia agora ser canalizada para áreas como a do apoio social.
Acresce que, são investimentos que a UE apoia financeiramente e, portanto, grande parte do investimento tem uma componente comunitária.
Nada disto previram ou projectaram, tal é a ânsia de colocar a lápidezinha com o seu nome, pelo que não percebo do que é que agora se queixam, pois só podem queixar-se da sua própria incompetência ou incapacidade de governarem.
Afinal queixam-se de quê?

Estremoz tem mais encanto

Veja aqui um vídeo sobre Estremoz