O problema das obras na Praça de Touros de Estremoz

A actual Praça de Touros de Estremoz foi inaugurada a 3 de Setembro de 1904, após reconstrução da primitiva Praça de Touros de Santa Catarina, que inaugurada a 25 de Julho de 1878, acabaria em ruínas e no abandono.

PRAÇA DE TOUROS DE ESTREMOZ - 1ª década do século XX (Cliché M. & R.)

PRAÇA DE TOUROS DE ESTREMOZ - 1ª década do século XX (Cliché E. Vieira).

106 anos depois dessa ressurreição, o estado de ruínas e de abandono repete-se. Como se as tragédias tivessem que se repetir ciclicamente. Mas não, o que se repete é a incúria de uns e a indiferença de outros.
Por isso, porque o candidato do PSD à Câmara Municipal de Estremoz, incluiu a Praça de Touros no seu Programa de Candidatura e porque no Facebook, surgiu o grupo Quero a Praça de Toiros de Estremoz arranjada, JÁ!, achei oportuno produzir uma reflexão em torno do tema.
A tendência actual é transformar as Praças de Touros em Fóruns cobertos, polivalentes, onde a realização de espectáculos diversificados, atrai múltiplos públicos: os aficionados da festa brava, os melómanos que ali podem apreciar concertos e ópera, os apreciadores de ballet, o pessoal da pesada que ali pode curtir o rock de que gosta, os amantes do circo, os amantes do fado, aqueles que gostam de música pimba, de festivais gímnicos ou de sessões de luta.
São diferentes modos de divertimento, correspondentes a diferentes maneiras de estar na vida, que são igualmente respeitáveis num estado democrático.
Só diferentes públicos podem assegurar a continuidade e sustentabilidade da exploração dum espaço deste tipo.
O problema que se põe é que a Praça de Touros de Estremoz é propriedade do Centro de Bem-Estar Social (Asilo), que tal como o(s) empresário(s) tem arrecadado receitas ao longo dos anos e nunca disponibilizou verba alguma para a respectiva manutenção. O estado de conservação da Praça atingiu a dada altura o estado de ruptura, o que conduziu à interdição da sua utilização em qualquer tipo de espectáculos. Numa analogia agrícola, foi como se alguém tivesse praticado agricultura intensiva, com a preocupação única de colher, não ligando àquilo que pudesse acontecer à terra.
Julgo serem evidentes várias coisas:
- O carácter emblemático que a Praça de Touros de Estremoz tem para os estremocenses;
- Não resolve estar a “bater no ceguinho” e zurzir culpas e responsabilidades a A ou B;
- A reconstrução da Praça é uma tarefa que deve unir os estremocenses e não dividi-los ainda mais;
- É suposto que o Centro de Bem-Estar Social (Asilo) não tem capacidade financeira para fazer obras;
- Só quem poderá ter capacidade financeira para o fazer é o Governo ou a Autarquia.
Eu tenho a minha opinião. E ela é que devia competir ao Governo esse financiamento, financiamento minúsculo quando comparado com os financiamentos faraónicos dos estádios de futebol para o Euro 2004, alguns dos quais estão às moscas, revelando que a tentação eleitoralista do cimento ocultou a falta de sustentabilidade dos projectos de exploração.
A Autarquia também poderá e deverá ter uma palavra a dizer. Contudo não poderá deixar de considerar o problema da reconstrução da Praça de Touros, conjuntamente com outros que a preocupam e não poderá deixar de definir prioridades, para bem de todos nós. E até se poderá dar o caso de a reconstrução não ser prioritária. Mas se o for, terá ainda de ver como assegurar o financiamento para o projecto e para as obras, para não falar já das contrapartidas que deve assegurar em termos de exploração futura.
Talvez possa ser uma hipótese meramente académica, mas talvez o Centro de Bem-Estar Social (Asilo), apesar de não ter capacidade financeira para fazer obras, possa ter capacidade, através do dinamismo dos seus dirigentes, para apresentar uma candidatura de financiamento a esses fundos que por aí andam e às vezes até voltam para trás, sem que ninguém os tenha utilizado.
Seja qual for a solução, tem que haver uma. O que me leva a dizer:

- MÃOS À OBRA!

Hernâni Matos
(Amante de festa brava, circo, luta, festivais gímnicos, ballet, concertos, ópera, fado, rock, música pimba e tudo!)

2 comentários:

PORQUE O DR. LUÍS ASSIS NÃO CONSEGUIU EDITAR O SEU COMENTÁRIO A ESTE POST, ESTAMOS AQUI A FAZÊ-LO A SEU PEDIDO. E DESDE JÁ AGRADECEMOS O COMENTÁRIO, ENVIADO ATRAVÉS DE MENSAGEM NO FACEBOOK. OBRIGADO, AMIGO.

Caro Hernâni
Não consegui enviar o comentário, por isso aqui vai ele.
Antes de o PSD incluir o tema no seu programa eleitoral já eu tinha escrito e falado sobre ele na rádio, para além de ter incluido no meu programa eleitoral a resolução do problema, que por acaso foi apresentado primeiro do que o do PSD. Mas questões à parte, o que interessa é que o tema não caiu no silêncio e continua a ser falado e, espero, seja encontrada uma solução que, quanto a mim pode passar por várias opções que podem ser tomadas e todas elas concretizáveis. É bom que o problema continue a ser falado para que não caia no esquecimento. É bom sinal. É sinal que os Estremocenses se preocupam com a sua Terra.
Caso queira publicar no blog, tem desde já a minha permissão.
Um abraço.
Luís Assis

Na sessão ordinária da Assembleia Municipal de Estremoz de 17 de Abril, o líder do Grupo Municipal do PSD, o senhor deputado municipal Nuno Rato, no período de antes da ordem do dia, questiounou o Presidente da Câmara, o senhor Luís Mourinha, sobre um intervenção activa do munícipio com vista à recuperação e activação da Praça de Toiros de Estremoz:
"A contestação, a preocupação e consternação do povo estremocense tem subido de tom, expressando-se já em fóruns de debate e opinião na internet, pelas ruas e cafés da nossa praça. Nós não poderíamos deixar de voltar a trazer a questão para a agenda política e para a discussão pública, pois já no anterior mandato lutámos por este assunto. Falo, da recuperação da centenária praça de toiros de Estremoz."

ver restante declaração em: www.psdestremoz.blogspot.com

Enviar um comentário