FELIZ PÁSCOA

http://tododiacomdeus.blogspot.com/2009/04/verdadeira-pascoa-jesus-cristo.html



Celebra-se hoje, para mim e para a maior parte dos católicos, o dia mais importante do nosso calendário: a Páscoa!
O nome Páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" (passagem), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu. Esta libertação foi marcada pela travessia do Mar Vermelho, que se abriu para "passagem" dos filhos de Israel que Moisés conduziria para a Terra Prometida. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.
Hoje celebra-se o triunfo da LUZ sobre as TREVAS!
Hoje celebra-se o triunfo da VIDA sobre a MORTE!
Hoje celebra-se o triunfo do AMOR sobre o SOFRIMENTO, sobre a DOR!
Como é referido hoje em muitas homilias:
“A ressurreição de Jesus prova precisamente que a vida plena, a vida total, a libertação plena, a transfiguração total da nossa realidade e das nossas capacidades passam pelo amor que se dá, com radicalidade, até às últimas consequências. É nessa direcção que conduzo a caminhada da minha vida?”
Procuremos na livre escolha das nossas acções honrar este mandamento único "amai-vos uns aos outros como eu vos amei", estaremos a honrar a morte do Senhor. Vale a pena lembrar que o mandamento único implica livremente oferecer a outra face, pois foi assim que Jesus nos amou, e não através do facilitismo da vingança.
Um dos maiores desafios de Deus aos Homens foi o livre arbítrio. Deus tem esperança em nós. A doutrina da Igreja é marcada por esse livre arbítrio. “Os totalitarismos foram condenados pela Igreja, particularmente os que no Leste retiravam ao homem a capacidade de decidir, em função da promessa de uma suposta igualdade material”. Todos os regimes, de esquerda ou de direita, opressores da iniciativa individual são por definição contrários ao dever de o Homem tomar decisões em liberdade. Das decisões podem advir maus resultados, porque as decisões podem ser as erradas. Só que a liberdade que Deus nos deu passa por nos permitir escolher o erro, e esperar até ao fim que não o façamos.

“Já ninguém viverá sem luz da fé,
Já ninguém morrerá sem esperança;
O que crê em Jesus venceu a morte:
Ressuscitou o Senhor Jesus!”

Feliz Páscoa!
Já agora vale a pena pensar nisto.

por, Nuno Rato

1 comentários:

Nuno:

Agradeço e retribuo, os votos formulados.

Um abraço.

Hernâni Matos

Enviar um comentário