"Sons do Vagar" no Centro Cultural


Na Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo terá lugar amanhã, sábado, dia 17 de Abril, a partir das 16 horas, um concerto pelo grupo de Música Tradicional Portuguesa “Sons do Vagar”. A actuação insere-se no âmbito da mostra “Para uma Memória de Michel Giacometti” e é antecedida de uma visita guiada à Exposição, comentada pela Comissária, Drª Conceição Correia.
Segundo informação disponibilizada pelo grupo:
“Sons do Vagar resultam de uma visita à memória vocal e instrumental do Alentejo.
Despertos pelas memórias de um passado que transporta as suas sonoridades, os Sons do Vagar procuram, numa lógica própria do seu tempo, reinterpretar e transportar para o presente estas práticas musicais.
Sons do Vagar juntam um instrumentista e duas vozes femininas que dão corpo a uma ideia que pretende ser uma singela manifestação de apreço e reconhecimento da nossa identidade musical.
Do “peditório” à “alvorada” o tamborileiro anunciava a festa, e as vozes das mulheres despertavam nos primeiros cantos ao S. João ou ao Menino Jesus, para mais tarde nas noites de Quaresma gritarem as lamentações religioso-pagãs da Semana Santa. Com a Primavera, à porta do “monte” ou no terreiro da aldeia, entoava-se a viola acompanhando as vozes na descrição da paisagem e amores anunciados...”
O elenco artístico de “Sons do Vagar” é o seguinte: Isabel Bilou (Voz), Susana Bilou Russo (Voz e Percussões) e Gil Salgueiro Nave (Tamboril, Viola Campaniça, Flauta de Pastor e Concertina).
“Sons do Vagar” é também o título genérico do seu primeiro trabalho em CD, datado de Abril de 2007. Das suas actuações, destacam-se as seguintes: Em Espanha na cidade de Valência, IV Festival Islâmico de Mértola, Dia dos Museus em Évora, Lisboa no Pavilhão de Portugal inserido no Programa “Polis Viver as Cidades”, “Raízes do Som” - Encontro de Música e Tradição de Évora, Don Benito (Espanha), Encontro “Três Culturas” em Idanha-a-Nova e Mértola, Entrudanças, participação no lançamento do CD dos Cantares de Évora, Festival “Noites na Nora” em Serpa, Feira do Livro de Évora e Festival Terras do Xisto no Fundão.

Hernâni Matos

0 comentários:

Enviar um comentário