MORREU O JOSÉ COSTA


Ex-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, destacado membro do Partido Socialista, reconhecido pelas suas qualidades humanas, muito em especial a generosidade para com o próximo sem esperar nada em troca, o que o levou ao longo da vida a apoiar entidades, associações, clubes e simples cidadãos.
Morreu um Homem Bom, por isso a Cidade ficou mais pobre e está de luto.
À Família enlutada, muito em especial a sua esposa, D. Maria Amélia Palmeiro Costa, endereçamos em nome de ESTREMOZ NET, as nossas mais sentidas condolências.



JOSÉ GOMES PALMEIRO DA COSTA
 (Galeria dos Presidentes de Câmara 1910-2008)
0
José Gomes Palmeiro da Costa, filho de Acácio José Palmeiro da Costa e de Gabriela Gomes Palmeiro da Costa, nasceu na freguesia de Santo André, concelho de Estremoz, a 12 de Junho de 1922.
Em 1929, inicia a sua formação primária, em Estremoz na escola particular do Sr. Robalo. Quatro anos mais tarde, em 1933, frequenta os três primeiros anos do liceu no Colégio particular de Rafael Grincho. Em 1936, ingressa no Liceu Camões, em Lisboa onde frequenta o 4º, 5º e 6º anos. Irá completar o 7º ano no Liceu Rodrigues Sampaio, no Porto onde fará as provas de aptidão à Faculdade. Terminada a formação liceal, frequentará diversas cadeiras do curso preparatório de Engenharia Civil, Mecânica e Electrónica no Porto, em Lisboa e, em Coimbra. Nesta cidade permanecerá dois anos onde desenvolveu uma intensa actividade enquanto membro responsável pelo pelouro da Associação Académica de Coimbra.
Nos finais dos anos 40, regressa a Estremoz, altura em que é chamado a cumprir o serviço militar no Regimento de Cavalaria nº 3. Ainda no cumprimento do serviço militar foi responsável pela carreira de tiro do regimento, quando das suas deslocações a Évora para efeitos de treino. Em 19 de Junho de 1953, ingressa na Câmara Municipal de Estremoz como Gerente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento tomando posse a 6 de Julho de 1953. Passa a Chefe dos Serviços Administrativos a 19 de Fevereiro de 1959, com base no parecer da Direcção Geral da Administração Política e Civil de 8 de Maio de 1957. Mantém-se neste cargo até 30 de Abril de 1977. Durante a presidência de Câmara de Luís Pascoal Rosado colabora, enquanto membro fundador do Círculo Cultural de Estremoz e do Grupo dos Amigos de Estremoz a cuja primeira direcção pertenceu. Já nos finais da década de sessenta e princípios da década seguinte, desempenhará funções de Vice-presidente e Presidente do Clube de Futebol de Estremoz, respectivamente. Ainda nos anos sessenta, participa na Comissão Organizadora do Cortejo do Trabalho que decorreu em Estremoz. Em Janeiro de 1974, funda a Secção Concelhia do Partido Socialista, em Estremoz, onde se mantém cerca de 20 anos como Secretário Coordenador. Entre 1 de Maio de 1977 e 2 de Agosto de 1987 interrompe as suas funções de Chefe dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento para dirigir a Farmácia Costa. Regressa ao exercício das suas funções a 3 de Agosto de 1987. Requer a exoneração do cargo dois anos mais tarde, a 9 de Outubro de 1989. Em 3 de Abril de 1985 casa com Maria Amélia Duarte Fernandes Palmeiro da Costa, em Estremoz. Entre 20 de Fevereiro de 1990 e 31 de Maio de 1992 assume as funções de Vereador em regime de permanência na Câmara Municipal de Estremoz. Em 17 de Novembro desse mesmo ano, em virtude da aposentação do então Presidente da Câmara, António João Véstia da Silva, assume a presidência da Câmara na qualidade de número dois da lista.
Em 12 de Dezembro de 1993, candidata-se como cabeça de lista pelo PS à Câmara Municipal de Estremoz, perdendo, no entanto as eleições para o independente, cabeça de lista pela CDU, José Dias Sena. Mantém-se como vereador sem pelouro durante todo o mandato. Ainda em 1993, desempenha as funções de presidente da Assembleia Geral do CFE. Membro da direcção da Federação Distrital de Évora do Partido Socialista, foi nomeado seu presidente honorário por proposta de José Alberto Fateixa.
A nível local destacou-se enquanto: sócio nº um do Núcleo da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, Sócio e membro directivo do Orfeão Tomás Alcaide, Sócio nº um do Asilo entre muitas outras instituições ligadas ao associativismo local.

0 comentários:

Enviar um comentário