Imagem retirada de: 

Os sábados de manhã, em Estremoz ou melhor “o mercado de sábado” são de facto, em muitos sentidos, riquíssimos!
Destaco um acontecimento que, para mim, ilustra a anterior adjectivação sobre esta nossa cidade: o (re)encontrar amigos e com eles, de viva voz/cara a cara, podermos dialogar.
Num desses sábados, (re)encontro, como habitualmente, o meu amigo professor Hernâni Matos. Entre outras coisas, falámos sobre blogues e facebookers de Estremoz. Em concretamente de um facebooker (ou domínio do facebook) sobre Estremoz, que detém. Ele comentava que seria interessante juntar num encontro os “amigos” todos. Não posso precisar, mas também atirou a ideia de esse facebooker ter vários administradores, pois seria mais fácil editar posts assim como gerir os respectivos comentários.
Conhecendo eu, a forma activa de ele estar na vida, de viver em sociedade participando cívica e activamente nela (ao contrário de muitos que “apenas passam”), não me surpreendeu, umas semanas depois, o Hernâni ter-me enviado um email, contando-me a sua ideia e a iniciativa que a Associação Filatélica Alentejana pretenderia desenvolver.
Das ideias/princípios do projecto, houve duas que de motus proprio levaram-me a dizer imediatamente que SIM:
1- Amar Estremoz;
2- Postar livremente, mas assumindo as ideias ou intervenções.
Se sobre a primeira não me é fácil em poucas linhas aqui falar dela, da segunda poderei resumir um porquê em poucas palavras.
A LIBERDADE responsável foi algo que me foi transmitido pelos meus pais, que com outros professores pude vivenciar e que hoje pertence aos meus genes.
A LIBERDADE de forma consciente assumir e exprimir a minha opinião mas respeitando – SEMPRE – o outro.
A LIBERDADE de ter a minha fé – Católico, e a minha ideologia – PPD/PSD, que padronizam as minhas acções e reflexões mas que nunca se sobrepõem à fé (ou falta dela) e ideologias de outros.
A LIBERDADE de ouvir, intervir mas aprender sempre.
Por apenas isto, que anteriormente referi, e por tudo o mais eu dou a cara!







Nuno Rato

0 comentários:

Enviar um comentário