NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA CP

O Núcleo Museológico da CP, sito na Estação de Estremoz, embora com peças de inestimável valor (inclusive uma das primeiras locomotivas a circular em Portugal) está encerrado de facto há muito tempo.
A inactividade da circulação ferroviária e o desmembramento da linha, tem ditado o seu abandono.
Os cortes nos Orçamentos Gerais do Estado tem feito o resto.
Ademais numa pequena cidade do interior alentejano como Estremoz esta decisão sabe bastante a interioricídio, a marginalização, a abandono…
Com o encerramento, as peças serão transferidas para outra localidade sem – ao que parece – se esboçar por parte do Município estremocense um sinal de protesto.
A dupla que nos tem governado nos últimos anos – Cavaco e Sócrates – não vai descansar enquanto o interior não encerrar de vez e definitivamente.
Pois que se faça um mega agrupamento de escolas em Lisboa e se transportem as crianças em gigantescos autocarros, pois que se fechem todos os museus do interior e se faça um único em Lisboa, pois que se fechem todas as maternidades da raia e se transportem as mães em magníficas ambulâncias pela auto-estrada fora até à capital.
Acabe-se com o Alentejo e transformem-se estas terras em gigantescas coutadas de caça para os srs do litoral, da governança e do poder se poderem deliciar com o ar puro e com a rusticidade dos que ainda por cá conseguirem sobreviver…
O comércio vai fechando portas não aguentando mais concorrências dos chineses, dos Belmiros e dos Jerónimos.
As casas vão caindo e o centro histórico vai passando “à história”.
Um destes dias privatizam os CTT e declaram Estremoz como não sendo apetecível do ponto de vista logístico e económico.
Depois privatizam a CGD e lá se vai mais outro anel, depois vão os dedos…
Quantos serviços públicos já fecharam em Estremoz? Lembram-se da loja da PT, da loja da EDP, por exemplo? Quantos mais vão fechar?
E o nosso inefável Presidente da Câmara, tem opinião sobre isto? Ou tanto lhe faz?

0

0 comentários:

Enviar um comentário