Partido Comunista Portugês - À População de Estremoz


O Governo PS anunciou o encerramento de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico com menos de 20 alunos.
No concelho de Estremoz esta medida afecta directamente as crianças e população das freguesias de S. Domingos de Ana Loura, S. Lourenço, S Bento do Ameixial, S. Bento do Cortiço e Veiros.
Trata-se de uma medida prejudicial a vários níveis.
Prejudicial para cerca de 60 crianças, com idades entre os 6 e os 10 anos, que são obrigadas a deslocar-se diariamente para Estremoz, para uma escola enorme, onde se concentram várias centenas de alunos do 1º ao 9º ano.
Prejudicial para as crianças do pré-escolar uma vez que encerrada a escola do 1º ciclo ficarão estas também em risco de perder definitivamente o direito ao ensino pré-escolar.
Prejudicial para as famílias que verão assim as suas condições de apoio e acompanhamento ao ensino dos filhos dificultado.
Perde-se a função de acompanhar diariamente o filho è escola, com tudo o que essa rotina significa para a criança e para a ligação dos pais à escola.
Prejudicial para cada uma das freguesias que fica mais pobre, mais desertificada e mais dependente da cidade.
Prejudicial para a autarquia que vê crescer os custos com transportes escolares e com outros custos inerentes à nova reorganização da escola.
Prejudicial para os trabalhadores da educação que verão extintos mais umas dezenas de postos de trabalho.
São razões mais que suficientes para que todos, engrossemos a oposição a mais esta medida do Governo contra os interesses das populações, que tem como principal vítima crianças de terra idade.
Modernizar não é encerrar. Educar não é sacrificar. Democratizar não é desertificar.
Juntemos as nossas vozes, tomemos individual e colectivamente posição contra o encerramento de mais cinco escolas no concelho de Estremoz.
A comissão concelhia de Estremoz do Partido Comunista Português está convicta de que este grave erro, político e pedagógico pode e deve ser impedido.
É necessário lutar contra mais esta medida do governo PS 

Estremoz 10 de Junho de 2010
Comissão Concelhia de Estremoz

Postado por

0 comentários:

Enviar um comentário